O Grêmio garantiu presença nos playoffs da Copa Sul-Americana ao empatar por 2 a 2 com o Montevideo City Torque, na Arena do Grêmio, pela última rodada da fase de grupos. A equipe comandada por Luís Castro teve dificuldades durante boa parte do confronto, mas mostrou força na etapa final para buscar o resultado e assegurar a segunda colocação da chave.
O início da partida foi complicado para o time gaúcho. O Montevideo City entrou mais organizado e criou boas oportunidades logo nos primeiros minutos, explorando principalmente o lado esquerdo da defesa gremista. Os uruguaios chegaram a balançar as redes cedo, mas o gol foi anulado após toque de mão de Salomón Rodríguez no lance.
Mesmo equilibrando a posse de bola ao longo da primeira etapa, o Grêmio tinha dificuldades para transformar domínio territorial em chances claras. O City Torque aproveitou melhor os espaços e abriu o placar após boa jogada pela direita. Facundo Silvera venceu a marcação e cruzou rasteiro para Salomón Rodríguez aparecer na pequena área e completar para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, Luís Castro mexeu na equipe e encontrou rapidamente a reação. Arthur entrou muito bem na partida e participou diretamente do empate. Logo aos dois minutos da segunda etapa, o meia encontrou Gabriel Mec em profundidade. O jovem atacante dominou, invadiu a área e finalizou com categoria para deixar tudo igual.
O Grêmio cresceu no jogo e passou a pressionar em busca da virada. Gabriel Mec ainda voltou a marcar, mas o lance acabou invalidado por impedimento. Carlos Vinícius também teve grandes oportunidades, obrigando o goleiro Franco Torgnascioli a fazer importantes defesas, além de acertar uma cabeçada na trave.
Quando o time brasileiro vivia seu melhor momento, o Montevideo City voltou a surpreender. Em cobrança de falta precisa, Franco Pizzichillo recolocou os visitantes em vantagem, resultado que naquele momento eliminava o Grêmio da liderança da chave.
A resposta gremista veio pouco depois. Carlos Vinícius sofreu e converteu uma cobrança de pênalti para empatar novamente o confronto. Nos minutos finais, o centroavante ainda teve duas chances claras de garantir a vitória, ambas paradas por grandes intervenções de Torgnascioli.
Já nos acréscimos, Carlos Vinícius acabou expulso após reclamar de forma intensa com a arbitragem e será desfalque no primeiro duelo dos playoffs.
Apesar do empate em Porto Alegre, o Grêmio conseguiu a classificação para a fase eliminatória da Sul-Americana. Agora, o Tricolor terá pela frente um adversário vindo da Libertadores na disputa por uma vaga nas oitavas de final.
Por; Eduardo P. Silva